Fórum Windy
Bem-vindo ao Fórum Windy (:

O que esperas para participar nesta comunidade? Registra-te ou faz Log in e diverte-te!
Fórum Windy
Bem-vindo ao Fórum Windy (:

O que esperas para participar nesta comunidade? Registra-te ou faz Log in e diverte-te!
Fórum Windy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Windy


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
“Eu sempre me perguntando essa questão. Eu sou uma memória? Ou é a memória que você? Não somos nada além de uma coleção de memórias?”— Nanami - Bokura ga Ita

 

 Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira

Ir para baixo 
AutorMensagem
Su♥
SS Class
SS Class
Su♥


Feminino
N.º de Msg : 2587
Idade : 31
Moro : Em Casa
Escolaridade: : Medicina
Reputação : 50
Pontos : 2986

Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira Empty
MensagemAssunto: Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira   Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira EmptySáb maio 04, 2013 10:43 am

Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira

A passagem da Terra pela órbita do cometa "Halley" vai originar uma chuva de estrelas cadentes, que pode ser visível a olho nu na segunda-feira, inclusive em Portugal, informa o Observatório Astronómico de Lisboa.

Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira Ssix6tO

O fenómeno, observável pela meia-noite em Portugal, ocorre, anualmente, a 6 de maio. Pode ser visto na sua plenitude no campo e com céu limpo.

A chuva de estrelas cadentes, cientificamente designada como chuva de meteoros, acontece quando a Terra cruza um enxame de meteoroides.

Os meteoros, segundo o portal do OAL, são fenómenos luminosos resultantes da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do Espaço. O corpo aquece, ioniza a atmosfera e deixa um rasto de luz.

Os meteoroides são "objetos sólidos que se deslocam no Espaço interplanetário", com "dimensões consideravelmente mais pequenas do que as de um asteroide e bastante maiores do que as de um átomo ou molécula".

Na segunda-feira, quando a Terra cruza o enxame de meteoroides "Aquáridas", a chuva de estrelas, com uma média de 60 meteoros por hora, atingirá o seu pico.

O fenómeno surge associado ao cometa "Halley" porque a Terra passa na mesma zona em que se encontra o cometa, que deixou um rasto de poeiras a flutuar no Espaço, depois de o gelo, que o compõe e ao qual as poeiras estavam agregadas, ter transitado para o estado gasoso, por sublimação, explicou à agência Lusa o diretor do OAL, Rui Agostinho.

A Terra, adiantou, "atravessa as poeiras deixadas pelo cometa", à passagem pela sua trajetória.

O enxame de meteoroides "Aquáridas" não é o mais importante. Na lista dos enxames mais relevantes figuram, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o "Quadrântidas", o "Perseidas", o "Leónidas" e o "Gemínidas", com picos de atividade a 4 de janeiro, 12 agosto, 18 de novembro e 14 de dezembro, respetivamente.

O "Leónidas", associado ao cometa "Tempel-Tuttle", é considerado o enxame que mais chuvas de estrelas cadentes espetaculares tem desencadeado, uma média de 100 meteoros por hora.

Nem todas as chuvas de estrelas estão ligadas a cometas ou ocorrem de noite. A "Gemínidas" está associada ao asteroide (corpo rochoso e metálico) "Faetonte" e a "Ariétidas" acontece de dia.


Fonte: JN

Ir para o topo Ir para baixo
https://windy.forumeiros.com
 
Chuva de estrelas cadentes visível segunda-feira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Noite de estrelas cadentes
» Coral [Chuva]
» Dados dos clientes do Megaupload em risco a partir de quinta-feira
» Todos merecem uma segunda oportunidade
» Lago no Chile desaparece pela segunda vez este ano

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Windy :: Comunicação Social :: Curiosidades-
Ir para: