Fórum Windy
Bem-vindo ao Fórum Windy (:

O que esperas para participar nesta comunidade? Registra-te ou faz Log in e diverte-te!
Fórum Windy
Bem-vindo ao Fórum Windy (:

O que esperas para participar nesta comunidade? Registra-te ou faz Log in e diverte-te!
Fórum Windy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Windy


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
“Eu sempre me perguntando essa questão. Eu sou uma memória? Ou é a memória que você? Não somos nada além de uma coleção de memórias?”— Nanami - Bokura ga Ita

 

 Médico quebra mitos sobre a saúde

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
XxRedFlamesxX
B - Class
B - Class
XxRedFlamesxX


Masculino
N.º de Msg : 2429
Idade : 31
Moro : Minha mãe diz que eu não sou desse mundo kkk
Reputação : 40
Pontos : 4535

Médico quebra mitos sobre a saúde Empty
MensagemAssunto: Médico quebra mitos sobre a saúde   Médico quebra mitos sobre a saúde EmptyQua maio 02, 2012 11:38 am

Médico quebra mitos sobre a saúde

Médico quebra mitos sobre a saúde JG2HkjrAkwsJL

Laranja é boa a qualquer hora do dia, café previne demências e doenças do fígado e é inútil beber dois litros de água por dia. Apenas algumas das falsas crenças sobre o que faz bem e faz mal arrasadas pela investigação científica. Saiba mais.

Uma das vertentes do Programa Harvard Medical School-Portugal, que resulta de uma parceria entre a Universidade norte-americana e escolas de Medicina e laboratórios portugueses, é a divulgação de informação na área da saúde relevante e validada cientificamente. O médico Vaz Carneiro expõe a verdade por detrás dos mitos.

Exercício sem dieta não emagrece

Fazer exercício físico sem um programa alimentar hipocalórico tem um "efeito negligenciável" em termos de perda de peso, garante o diretor do Programa Harvard Medical School-Portugal. Em estudos com adultos obesos que analisaram o efeito do exercício regular intenso e moderado verificou-se uma perda de peso muito discreta (entre 0,6 e 4,8 quilogramas aos 8 meses). No entanto, a composição do corpo melhorou, com diminuição do perímetro abdominal e das ancas. Ou seja, o exercício físico tem vários efeitos muito benéficos, como melhorar a silhueta, substituindo a gordura por massa muscular, e prevenir doenças cardiovasculares. Mas, para emagrecer, é preciso que seja acompanhado de uma dieta hipocalórica.

Não usamos apenas 10% das nossas funções cerebrais

Não se sabe a origem desta ideia nem como se chegou a tal percentagem, mas disseminou-se a ponto de assumir o estatuto de factoide científico, apesar de totalmente falha de sustentação. Se efetivamente só usássemos 10% do nosso encéfalo, o que estariam os outros 90% a fazer? As funções cerebrais são atividades complexas que implicam várias áreas e diversas estruturas. A memória, por exemplo, não reside num determinado ponto. As mais modernas técnicas de imagiologia demonstram que todo o cérebro está permanentemente em atividade, embora certas áreas possam estar mais ativadas em função da atividade que está a ser processada.

Comer laranja faz bem a qualquer hora do dia

É um daqueles mitos veiculados por um provérbio: "De manhã é oiro, à tarde prata e à noite mata". A crença de que o efeito da laranja pode variar de acordo com a hora em que é ingerida não tem qualquer fundamento científico. O médico António Vaz Carneiro garante que a laranja faz bem a qualquer hora, a não ser que haja algum tipo de intolerância e, nesse caso, prejudica a qualquer hora.

Tomar banho após refeição não provoca afogamento

Quem não se lembra de ter de esperar três horas, sob o sol inclemente da praia, para poder ir tomar banho? Tudo por causa do medo da congestão e afogamento. Afinal, não há uma associação entre estar a fazer a digestão e risco aumentado de afogamento. "Não parece haver qualquer problema entre comer e ir para a água", explica Vaz Carneiro. Os casos de afogamento podem explicar-se por diversos fatores - como não não se saber nadar, a ação de certos medicamentos, hipotermia devido à água muito fria e grandes diferenças entre a temperatura exterior e da água.

Beber dois litros de água por dia é inútil

Esta popular recomendação é acompanhada de justificações do género "temos de fazer funcionar os rins" e "limpar o nosso organismo". A verdade, porém, é que a água é uma daquelas substâncias que são estritamente reguladas pelo organismo: só se aproveita a que se necessita. Portanto, a água ingerida deve ser a suficiente para matar a sede. Mais: não só é inútil como pode ser perigoso, porque obriga os rins a trabalhar em excesso.

Café previne diabetes, demências e doenças do fígado

A má reputação de que o café goza, mesmo entre os profissionais, é uma injustiça que Vaz Carneiro está apostado em combater. Sendo uma das bebidas mais consumidas em todo o Mundo, foi objeto de 37 mil estudos, nas últimos 30 anos. As conclusões podem surpreender. Diz o professor da Faculdade de Medicina de Lisboa que os resultados "sugerem um efeito protetor do café na incidência da diabetes mellitus tipo 2, demência (Alzheimer ou não), doenças hepáticas (cirros e carcinoma hepatocelular) e doença de Parkinson". Mais: não existem provas que liguem o café ao cancro ou a um aumento do risco cardiovascular. Isto é válido para a população em geral e significa que os efeitos positivos aumentam proporcionalmente à quantidade ingerida, garante. Quem tiver sensibilidade aos componentes do café e ficar demasiado excitado com esta bebida, deve evitar.

Grávidas devem vacinar-se contra a gripe

É exatamente o contrário do que se diz. As grávidas devem vacinar-se porque quando infetadas pelo vírus da influenza (gripe) apresentam maior risco de complicações para a sua saúde e dos fetos. Sendo um grupo de risco, a vacina afigura-se como uma prática recomendável, assegura Vaz Carneiro, exceto em caso de alergia ou condição específica.

Suplementos vitamínicos anti-oxidantes não evitam cancro

A ingestão de suplementos antioxidantes não tem efeitos benéficos. "Se fizer uma dieta equilibrada não necessita destes suplementos vitamínicos que, no mínimo, são inúteis e, no máximo, prejudiciais", considera Vaz Carneiro. O reforço vitamínico para prevenção de certas doenças também é um mito que a investigação não apoia. A vitamina A não apresenta quaisquer benefícios na prevenção do cancro do cólon, do cancro da mama e no cancro em geral, apresentando mesmo um risco mais elevado de cancro do pulmão. Quanto à C, não existe evidência que previna o cancro ou doença cardiovascular. E a vitamina D é ineficiente a prevenir o cancro, a patologia cardíaca e a demência. Em resumo: é um mito sem sustentação, alimentado pela fácil disponibilização destes produtos, e que pode constituir um perigo para a saúde pública.


Fonte: JN
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/XxRedFlamesxX
Lady_Butterfly
Guild Master
Guild Master
Lady_Butterfly


Feminino
N.º de Msg : 11443
Idade : 35
Moro : Rio Tinto
Escolaridade: : 2º Ano de Mestrado em Tradução Especializada
Reputação : 48
Pontos : 11245

Ficha do personagem
Nome: Reiko Yamamoto
Raça: Ceifeira
Itens: Foice

Médico quebra mitos sobre a saúde Empty
MensagemAssunto: Re: Médico quebra mitos sobre a saúde   Médico quebra mitos sobre a saúde EmptyQua maio 02, 2012 11:53 am

A 1º é um tanto óbvia Laughing
A 2º , é bom saber Wink
A 3º Já me tinham dito várias vezes que podia comer a qualquer hora do dia, excepto à noite.
A 4º Continua a não parecer verdade pra mim xD
A 5º Pra beber 2 litros precisava de estar a passar por um verão desértico Laughing
A 6º Café? Porra, e eu que não sou grande fã de café.
A 7º Maybe...depende da vacina da gripe.
A 8º Há pessoas mesmo crentes ...
Ir para o topo Ir para baixo
https://windy.forumeiros.com
Fábio
B - Class
B - Class
Fábio


Masculino
N.º de Msg : 2152
Idade : 31
Moro : Em casa
Escolaridade: : Medicina
Reputação : 40
Pontos : 2511

Ficha do personagem
Nome: Jirou Nagasaki
Raça: Vampiro
Itens: Foice; Relógio do Tempo; Pergaminho da Morte; (???)

Médico quebra mitos sobre a saúde Empty
MensagemAssunto: Re: Médico quebra mitos sobre a saúde   Médico quebra mitos sobre a saúde EmptyQua maio 02, 2012 12:30 pm

Bebe um cafézinho de vez em quando, não mata ninguém Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Lady_Butterfly
Guild Master
Guild Master
Lady_Butterfly


Feminino
N.º de Msg : 11443
Idade : 35
Moro : Rio Tinto
Escolaridade: : 2º Ano de Mestrado em Tradução Especializada
Reputação : 48
Pontos : 11245

Ficha do personagem
Nome: Reiko Yamamoto
Raça: Ceifeira
Itens: Foice

Médico quebra mitos sobre a saúde Empty
MensagemAssunto: Re: Médico quebra mitos sobre a saúde   Médico quebra mitos sobre a saúde EmptyQua maio 02, 2012 6:33 pm

A única forma de beber café , é pagarem-me ou por algum motivo , ele ser de borla depois de uma refeição (aquelas promoções que em vez de cafés, deviam oferecer chocolates) Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://windy.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Médico quebra mitos sobre a saúde Empty
MensagemAssunto: Re: Médico quebra mitos sobre a saúde   Médico quebra mitos sobre a saúde Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Médico quebra mitos sobre a saúde
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mitos Sobre a Acne
» Curiosidades sobre canhotos...
» Curiosidades sobre os sonhos
» Mitos e crendices que muita gente acredita
» Mitos desfeitos: PC no colo não reduz fertilidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Windy :: Comunicação Social :: Curiosidades-
Ir para: